quarta-feira, fevereiro 23, 2005

engano

Queimo estes desejos
que teimam em permanecer
esqueço as memórias
para conseguir viver

Fecho os olhos
tapo os ouvidos
mas,
tudo vejo
tudo ouço
Vejo a tua voz
ouço o grito das palavras que me escreves

Faço tudo, sem sentido

Caminho descalça para o infinito
mas não o alcanço
e não desisto
Agarro o tempo
mas ele foge-me

Perco-me do meu corpo
procuro-me, mas não me encontro
Entrei no teu corpo,
no teu coração
foi sem querer
Oh, meu amor,
desculpa esta invasão
esta dependência cruel
este jeito de te amar

Deixa-me ficar sempre assim
junto a ti
num só corpo
perdida, para sempre, em ti

oh, meu amor,
desculpa-me…

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Até sempre, Maria

Faz, hoje, dez anos que a Maria morreu. É impossível esquecer. O que mais a marcava era o seu sorriso, tão puro, doce, tão alegre. A Maria tinha uma energia inesgotável, tinha apenas dois anos a mais que eu e era a minha melhor amiga.
Quando dormíamos na casa duma da outra, passávamos as noites a fazer planos. A nossa vida estava mais que organizada. Seríamos grandes pediatras, casaríamos com dois irmãos ingleses e moraríamos, todos juntos, numa fabulosa quinta. Teríamos quatro filhos e seríamos muito felizes. Nessas noites prometíamos ser as melhores amigas do mundo. E essa, essa foi a única promessa comprida.
Eu sempre a invejei. Ela era bonita, das melhores alunas da escola e tinha todos os rapazes atrás dela. Os pais da Maria tinham ido para a Suiça pouco antes dela atingir a maioridade. Até nisso ela tinha sorte. A Maria era considerada perfeita. E, embora fosse a minha melhor amiga, detestava quando os meus pais me comparavam com ela.
Depressa a Maria se tornou maior de idade e como prenda tivera uma casa em Leiria.
Dois dias depois a tia Betty tinha falecido. Os meus pais foram a Itália, ao funeral, e depois acabaram por passar lá uns tempos, assim foi porque a Maria convidou-me para ir morar com ela. Eu adorei. Pela primeira vez achara os meus pais os melhores do mundo. Mas graças à Maria, claro.

Passou-se um ano. Eu estava completamente dependente da Maria e, no fundo, ela de mim. O sorriso da Maria era contagiante. Em tantos anos de convivência com a Maria, nunca a tinha visto chorar, mas, nestes últimos meses, ela andava mal, algo a preocupava, e eu sabia. Mas, nunca falámos muito sobre isso, as poucas vezes que tocávamos no assunto ela desviava sempre o olhar e começara a falar noutra coisa, e eu não insistia, nunca percebi o porquê, mas eu também andava muito cansada e triste porque o Guilherme não me ligava nenhuma.

Lembro-me tão bem. Foi numa quinta-feira de manhã. A Maria acordou primeiro que eu e disse-me: “preciso falar contigo. Por favor, ouve-me…” disse isso com um tom melancólico, deprimido e completamente desesperado. E eu dormia, ou fingia que dormia para não ter que acordar às 8h da manhã, num domingo de chuva.
Ela veio ter comigo e deu-me um beijo na testa. Olhou-me e deixou cair uma lágrima que me tocou no rosto.
Saiu, deixando a porta entreaberta.
Acordei eram 11h13 minutos. Senti a ausência da Maria. Espreguicei-me. Permaneci deitada ainda uns bons quinze minutos. Chamei pela Maria, mas nada. Levantei-me.
Percorri a casa, a pequena e airosa casa e a Maria não estava. Voltei ao quarto: uma carta. De repente ocorreu-me mil e uma imagens, das mais desagradáveis que pudessem haver. Tive medo, tive muito medo de a abrir. Lentamente desdobrei a carta, que dizia assim:
« Um dia, quando acordamos e nos apercebemos que há muito que não sonhamos, então aí, já não faz mais sentido viver.
Querida Marta,
Nunca fui feliz como sempre quis demonstrar que o era; sempre sorri para não ter que chorar. Mas hoje, ao querer falar contigo e tu continuares nesse sono profundo, senti-me tão só que nem imaginas. Chorei muito, muito mesmo, mas tu dormias, não ouviste.
Bolas, estou farta de sofrer escondida, sozinha, de sofrer neste cubículo só meu, de sofrer e de ninguém entender. FARTA!
Chama-me doida, doente, o que quiseres mas eu estou mesmo farta disto tudo. Com ou sem motivos, assim termino este meu sofrimento.
Um beijo e um até sempre,
Desta tua sempre – fracassada – amiga.
Desculpa-me… »


A carta estava cheia de erros e a letra estava quase ilegível.
A Maria tinha-se suicidado. Naquele momento parecera que eu morrera também.
Incrivelmente não chorei. Apenas, uma incontrolável dor ia-me destruindo por dentro. E a culpa era minha.
Os pais da Maria , que sempre demonstraram pouco afecto e dedicação por ela – que eu na altura sempre julgara isso como sendo das melhores coisas que pudessem acontecer – puseram-me um “processo em cima”: dizendo que eu era a culpada do sucedido. Claro que o tribunal não me atribuiu qualquer tipo de pena. Mas, se eu perante a lei nada de mal tinha feito perante os meus sentimentos eu era a pior das criminosas.
Eu tinha 17 anos, e por só pensar em dormir tinha perdido para sempre a Maria.

Hoje, passados dez anos – a Maria teria 29 anos – tenho uma filha linda, uma filha que se chama, também, Maria. A minha filha é tão ou mais bonita que a minha eterna amiga e têm as duas o mesmo sorriso. Podem ser muito parecidas mas vão ter destinos muito diferentes.

Para ti, minha amiga Maria,
gosto e vou gostar sempre muito de ti
e hoje sou eu que digo: desculpa-me…

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Para ti

Não tenhas medo d’amar
Não tenhas medo de me fazer sofrer

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Image Hosted by ImageShack.us
Zorro, Campo Pequeno

Image Hosted by ImageShack.us
Pocahontas, Parque do Alvito

Image Hosted by ImageShack.us
Princesa

Há quanto tempo... saudades.
Bom Carnaval, porque este não é só dos pequeninos.


Quando encontrar uma foto duma linda palhacinha, eu posto... :D

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Valsa Nova

Ao compor mais uma canção
Lembrei-me de ti
Mas no som do acordeão
Fui parar a si
E acabei por escrever
O que já fora escrito antes de nós
Pelas mãos dos nossos avós
Mas que importa, se é sobre o amor?
Hoje vou fazer um bom jantar
E esperar por ti
Na lareira, as chamas vão pintar
Quadros de Dali
Tenho tanto p’ra te dar
Se o meu fogo servir p’ra te proteger
Deste frio que nos faz tremer
Ele é teu, amor, podes crer
Ele é teu, amor, podes crer

Lena d’Água , 1986
Álbum: "Terra Prometida"
Letra e música: Luís Pedro Fonseca


Bolas, esta música não me sai mesmo da cabeça. Hoje, e só hoje, já a ouvi mais de 16 vezes. Obsessão ou não, a verdade é que de momento sabe-me muito bem ouvi-la. A letra, a voz, a própria música: tudo me deixa encantada. A minha imaginação voa sem fim; os meus desejos quase que se tornam reais. E, aos poucos, vou acreditando que tudo é possível. Enquanto não acordar deste sonho, vou continuar a sorrir.